O que você escolheria na hora de escutar o novo CD da sua banda favorita: a praticidade de um download gratuito pela Internet, ou a satisfação de ter o álbum original, com capa e encartes pagando um preço bem salgado?
A maioria das pessoas prefere mesmo o download gratuito, passando a visitar cada vez menos lojas de CDS e DVDS, fisicamente. Prova disso é a queda de cerca de 60% nas vendas desses produtos desde 2004. E não é só em Blumenau que as vendas de CDS e DVDS diminuíram. No mundo inteiro foi registrada uma queda de cerca de 8% na venda de CDS. Enquanto isso, as vendas por internet subiram 28% no mesmo período.
O gerente da loja Multisom, Rodrigo Hannemann, chega a afirmar que dentro de três ou no máximo cinco anos não haverá mais produtos a serem vendidos pelas lojas de CDs. “Há três anos vendíamos R$ 25 mil por mês. Hoje, chegamos apenas a R$ 15 mil e cada vez cai mais o faturamento”, informa.
A internet ainda traz uma outra forma de concorrência para s lojs de CDs. Andréia Oliveira, 27, secretária, utiliza vários recursos da internet no seu dia-a-dia, inclusive o de ouvir música. “Como fico quase todo o meu horário de trabalho conectada à internet, fica muito mais fácil tirar daí também o meu lazer. Gosto de baixar algumas músicas para ouvir durante o trabalho, para desestressar.”
Instalação no Expocom Sul
Há 15 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário