quinta-feira, 7 de maio de 2009

Baixa do IPI estimula vendas

Aumenta procura pela linha branca nas lojas de Blumenau

Nas ultimas duas semanas as empresas de eletrodoméstico de todo o país receberam uma ótima noticia que impulsionou as vendas, e em Blumenau não foi diferente: a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). O maior impacto visto nas lojas foi na linha branca (geladeiras, freezers ,microondas, lavadoras e secadoras). Com a medida anunciada, a alíquota do IPI de geladeiras caiu de 15% para 5%; a de fogões, de 5% para zero; máquinas de lavar, de 20% para 10%; e tanquinhos, de 10% para zero. A redução resultará em uma renúncia fiscal de cerca de R$ 173 milhões para o governo.
Passando pela rua XV de novembro é evidente a movimentação de clientes e de promoções. Em uma das cadeias de lojas com filial em Blumenau, a Magazine Luiza, o aumento das vendas foi de 20%. “O IPI trouxe entusiasmo ao comercio e aumento real para nós”, comenta o vendedor da loja, Ailso Coelho Filho, 43 anos.
Outra loja que viu aumento real e recorde foi a Móveis Brasília, há sete meses na cidade, que tem registrado o maior numero de vendas. A redução do IPI está sendo fundamental para firmar e consolidar a empresa. “ Temos uma lavadora que vendeu 60% a mais que a média”, destaca, o vendedor Diogo Fernando Casas, 24 anos.
A perspectivas é de que a cada mês as vendas aumentem, enquanto o governo mantiver a redução do IPI.

Entendendo o IPI

*Imposto sobre Produtos industrializados (IPI) incide sobre produtos industrializados, nacionais e estrangeiros. Suas disposições estão regulamentadas pelo Decreto 4.544 de 2002 .
* A redução ocorrerá provisoriamente durante três meses
* Imposto que vem embutido no produto e é gerado pelo governo federal para as empresas, Com essa medida a tendência é que a diminuição no valor final chegue a 20%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário