De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Blumenau, nos meses de janeiro, fevereiro e março o município saiu na frente no quesito geração de empregos, conquistando a primeira posição no Estado de Santa Catarina com 2.611 novos postos de trabalho, chegando a ficar à frente de cidades como Joinville e Florianópolis. Os aumentos mais expressivos foram notados nos setores da indústria de transformação, com 568 novos empregos, no setor de serviços, gerando 527 novos postos de trabalho, e no comércio, com 162 novas vagas.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico Valdair Matias, este crescimento considerável é baseado na liberação do fundo de garantia ocasionado pelas tragédias de novembro passado, mas principalmente pelo poderio empresarial da região. “Todos trabalham com dedicação e investem fortemente na qualidade de seus produtos, isso traz interesse aos funcionários em trabalhar aqui. Vendo a prosperidade destas empresas, investidores de fora são estimulados a desenvolver suas atividades na cidade”, diz o secretário.
Apesar da retração da economia atual os fatores estratégicos da cidade de Blumenau são significativos devido à proximidade de portos e de um aeroporto, assim como os benefícios da duplicação da BR 101.
De acordo com Matias, mesmo com o crescimento significativo de empregos originados nos três primeiros meses de 2009, muitas vagas não foram antes preenchidas devido a falta de mão-de-obra qualificada. Ainda que Blumenau tenha a proximidade dos institutos técnicos como SENAI, CEDUP e até mesmo um centro de educação profissional que dá oportunidade a pessoas de baixa renda de se qualificarem, Blumenau enfrenta esse problema.
Instalação no Expocom Sul
Há 15 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário